Todo ato insano tem em si sua razão de ser

Eis minhas loucuras, transfiguradas em letras e caracteres estranhos numa combinação muitas vezes sem sentido, malucas e desconexas, um amontoado geral de coisas sem valor algum, às quais dou o nome de distonâncias inconsequentes...

3.1.05

(cs). [Do gr. parádoxon, pelo lat. paradoxon.]S. m. 1. Conceito que é ou parece contrário ao comum; contra-senso, absurdo, disparate: & 2. Contradição, pelo menos na aparência: 2 3. Figura (15) em que uma afirmação aparentemente contraditória é, no entanto, verdadeira. 4. Filos. Afirmação que vai de encontro a sistemas ou pressupostos que se impuseram, como incontestáveis ao pensamento. [Cf., nesta acepç., aporia e antinomia.] 5. Lóg. Dupla implicação entre uma proposição e sua negação, que caracteriza uma contradição insolúvel. [ V. paradoxos lógicos e paradoxos semânticos.] 6. Lóg. Dificuldade na conclusão de um raciocínio, seja pela vaguidade dos termos das suas proposições, seja pela insuficiência dos instrumentos lógicos formais. [ V. paradoxo do monte.]
u Paradoxo da implicação material. Lóg. 1. Paradoxo que decorre da definição de implicação material pela qual uma proposição falsa implica proposições verdadeiras ou proposições falsas e proposições verdadeiras podem ser implicadas por proposições verdadeiras ou proposições falsas.
u Paradoxo das classes. Lóg. 1. Aquele dos paradoxos de Russell (q. v.) que mostra que, dadas as definições de classe normal e classe não-normal (i. e., as que não se incluem como elemento e as que se incluem como elemento), é impossível concluir se a classe de todas as classes normais N é ou não normal, pois é igualmente contraditório afirmar que N é uma classe que não se auto-inclui ou que N é uma classe que se auto-inclui.
u Paradoxo do monte. Lóg. 1. Paradoxo (5) que consiste em pedir que se explique como muitos grãos de areia formam um monte de areia se um grão não forma um monte, nem dois grãos, nem três, etc.
u Paradoxos de Russell. Lóg. 1. Os paradoxos lógicos das classes normais (q. v.), da propriedade impredicável e das relações, apresentados por B. Russell (v. russelliano).
u Paradoxos lógicos. Lóg. 1. Designação dada pelo filósofo e matemático inglês Frank Plumpton Ramsey (1903-1930) aos paradoxos de Russell (q. v.), ao paradoxo do maior número natural, etc., que revelam que definições fundamentais de termos, conceitos, propriedades, ou relações da lógica ou da matemática podem levar a paradoxos.
u Paradoxos semânticos. Lóg. 1. Designação dada pelo filósofo e matemático inglês Frank Plumpton Ramsey (1903-1930) aos paradoxos que, de modo não explícito, confundem os conceitos e suas referências, como, p. ex., o paradoxo de o mentiroso (v. o mentiroso).
u Paradoxo socrático. Filos. 1. Tese socrática que afirma: "Ninguém faz o mal voluntariamente, mas por ignorância, pois a sabedoria e a virtude são inseparáveis."